sábado, 26 de março de 2011

ACC - Memória Social: audiovisual e identidades

        Essa ACC constitui-se numa proposta de trabalho multiprofissional da Faculdade de Comunicação em parceria com o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – CULT com o objetivo de desenvolver ações educativas integradas voltadas às necessidades básicas de comunicação, informação e educação.
As ações estão organizadas em áreas temáticas abrangendo municípios da região do Recôncavo Baiano (Cachoeira, São Félix, Santa Amaro e as pequenas comunidades do entorno).

        Os trabalhos exigirão a formação da equipe (constituída por professores e acadêmicos de diferentes cursos de graduação interessados). A integração das áreas requer a reflexão teórica sobre educação, cidadania, prevenção e promoção da cidadania através da comunicação.


        A primeira parte da disciplina visa apresentar os conceitos e formas de abordagem sobre memória social. Esta parte do programa enfoca a formação da equipe para o trabalho comunitário, além de oportunizar a discussão de temas relacionados à historia e memória locais. A apresentação dos locais será feita em seguida, através de dados e pesquisas já realizadas. Como segundo momento, e com base nas informações preliminares será montado o cronograma temático prevendo encontros mensais. As organizações envolvidas serão as bases das atividades de formação e acompanhamento (pontos de cultura, unidades escolares e associações comunitárias). O objetivo é criar mecanismos autônomos de organização da memória e da história local através dos novos meios e tecnologias. Em especial as redes sociais na internet (Facebook, orkut, blogs e microblogs) sugerem ações no sentido de qualificar o espaço internautico. Neste sentido, a tecnologia converte-se como caminho de protagonismo e ativismo cibernético.

        Com foco na pesquisa participante, o principio é o de permitir a apropriação das novas tecnologias em conexão com a memória local. Por isso a idéia de entrevistar os mais velhos, coletar fotos na comunidade, digitalizar e disponibilizar documentos e fotos antigas. As entrevistas serão tratadas segundo a metodologia da História oral. Além disso, os encontros para a organização e devolução transcorrerão quase em tempo real, dinamizando a integração e a troca de experiências entre as equipes para o trabalho.

Total de visualizações de página