segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dia do Samba de Roda com o grupo Raízes de Acupe


O grupo Raízes de Acupe foi convidado a se apresentar em Salvador em comemoração ao dia do Samba de Roda e da Baiana de Acarajé na sexta-feira, dia 25 de novembro e a turma da ACC Memória Social não poderia estar de fora. O evento foi uma iniciativa do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) por meio do Pelourinho Cultural,  convidando grupos de samba da capital e do interior, bem como as baianas. Chegamos ao Pelourinho às 9 horas da manhã para iniciar a cobertura e registro do grupo e, embora o horário e local da apresentação ainda estivessem sendo definidos pela organização, os sambadores e sambadeiras de Acupe já se dispunham ao fundo do CPPI preparando-se e ensaiando seus repiques, batuques e cantorias. Era o momento de se afinar para mostrar ao Pelourinho, e a toda gente que ia e vinha de suas ladeiras, a raiz musical trazida de uma terra próxima, que tão poucos conheciam, mas que tanto tinha a dizer, através das palmas, danças, batidas, cantos e uma identidade que lhe é própria. Todos já estavam vestidos com o verde e as flores que lhes davam destaque em meio às cores de um Pelourinho vestido para o verão. O grupo então se levanta em direção ao local da apresentação, logo identificado como sendo o Largo do Pelourinho. Homens à esquerda com seus instrumentos, mulheres à direita com suas palmas, tem início então a roda de samba do grupo Raízes de Acupe.
Os sambadores fazem o chamado musical e as sambadeiras respondem o verso, caindo no centro da roda, uma de cada vez. Turistas e soteropolitanos que por ali estavam começam a se aproximar, alguns deles acabam caindo na roda e no samba. Ao final da apresentação dezenas de baianas vem subindo a ladeira do largo e os grupos se juntam em um grande cortejo que passa a atravessar o Pelourinho em direção à Praça da Cruz Caída. Uma linda imagem que une as diferentes identidades do povo baiano, em uma magia singular, que só presenciando é possível sentir e entender. O evento teve continuidade com a apresenta
ção de outros grupos na Praça da Cruz Caída, com direito a acarajé, bebida e feijoada. O grupo Raízes de Acupe é chamado para dar entrevista para a TV pública da Bahia e assim vai findando sua participação no evento, retornando para a terra que lhes dá força e inspiração para que momentos como esse aconteçam.

Fotos e texto por Camila Brito, integrante da ACC - Memória Social.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Semana da Consciência Negra no Colégio Estadual Castro Alves - Acupe


Por Jamile Teixeira

A quinta-feira, 01 de dezembro de 2011, estava muito animada com os festejos da Semana da Consciência Negra no Colégio Estadual Castro Alves em Acupe, distrito de Santo Amaro. A aluna da ACC, Rita Pedreira, ministrou uma palestra sobre o significado de Patrimônio, ressaltando que o principal patrimônio de Acupe são as pessoas que lá vivem, que fazem a história e a identidade desse distrito tão peculiar.  
Alguns stands estavam montados representando a história do negro e demonstrando a resistência da cultura africana no Recôncavo baiano, principalmente em Acupe.  O aluno do Colégio Castro Alves, Allan Cristian, fala sobre os costumes dos africanos que estão presentes nos dias atuais da comunidade: “Nós usamos objetos de madeira, como a colher de pau; andamos descalços; sentamos na porta até tarde; ouvimos e contamos as lendas como a do negro fugido”.
As alunas do colégio estavam de parabéns no quesito “beleza”. Cabelos enfeitados e coloridos. A beleza negra estava em evidência na festa da Consciência Negra. Para finalizar a manhã desta quinta-feira, os alunos puderam se divertir ao ritmo do arrocha. A banda que tocou para animar a galera é composta de alunos do próprio Colégio Estadual Castro Alves.

Total de visualizações de página