segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Festival estudantil revela novos talentos no Teatro D. Canô

Por Thais Motta
 
A cidade de Santo Amaro ganhou novos destaques na cena musical, literária e artística durante a manhã da quarta-feira (17) com a quinta edição do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), a Mostra de Artes Visuais Estudantis (Ave) e o Tempo de Arte Literária (Tal).
A musicista Poliana Coelho e a diretora Munique Gonçalves
Na Etapa Regional, realizada no Teatro Dona Canô, estavam presentes alunos das escolas estaduais dos municípios de Itanagra, Mata de São João, Pojuca, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Teodoro Sampaio e Terra Nova, que integram a Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro - Direc 31.
O evento Face é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, e tem por objetivo oportunizar os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das escolas cadastradas a mostrar seus talentos e diversificar os aprendizados. “Contamos com jurados de diversas cidades da Bahia, com conhecimento e vivências na área musical para ter a tarefa de escolher quem irá representar a nossa região na competição estadual”, explica Munique Gonçalves, diretora da Direc 31.
A canção vencedora da etapa regional deste ano foi "Chega", composição de Cauan dos Santos Cardeal, estudante do Colégio Monsenhor Luiz Ferreira de Brito localizado em São Sebastião do Passé.  A criação literária que representará a região na Etapa Estadual foi “A Cor da Minha Pele", de autoria de Thiago de Almeida Rosa, estudante da Escola Padre João Montez localizada na cidade de Pojuca. Já a intervenção artística que conquistou o primeiro lugar foi “Falando de Amor” do estudante Wanderson da Paixão Santos  que estuda também na Escola Padre João Montez.

Jurados emocionados na entrega de prêmios


O júri composto pela percussionista e cantora Poliana Coelho, pela backing vocal Mariana Silva, cantor e estudante de música André Caldeiro, cantora de MPB Belpa, e a intérprete de canções brasileiras e francesas Matildes Charles emocionou-se com as apresentações musicais. “Cada ano que passa fica mais especial, com jovens mais preparados e explorando mais ritmos e instrumentos. Essa iniciativa é uma oportunidade de mostrar os novos talentos, um projeto maravilhoso”, comenta Poliana Coelho, jurada do evento pelo terceiro ano consecutivo.  Esteve presente também Daniela Evangelista, 17 anos, vencedora da etapa regional do ano passado com a canção “Beco sem saída”.  Hoje, já formada no segundo grau, Daniela se mostra mais confiante e têm planos para sua estrada musical. “Não imaginava que fosse ganhar, fiquei surpresa. Com essa oportunidade acredito que muitos jovens, assim como eu, podem mostrar seus talentos e se apresentarem em um teatro pela primeira vez”, revela.

Total de visualizações de página