sábado, 9 de julho de 2011

Estudantes realizam oficina para manutenção de arquivos

Estudantes da Atividade Curricular em Comunidade (ACC), Memória Social: audiovisual e identidades, realizaram, nesta sexta-feira (08), uma oficina de higienização e manutenção de arquivos, na Escola Estadual Castro Alves, do Território de Acupe, localizado no município de Santo Amaro, Recôncavo da Bahia, a 72 km de Salvador.

O objetivo da oficina é preparar as funcionárias, que trabalham  diretamente com os arquivos da escola para a importância de manter a limpeza dos documentos referenciais da escola, bem como seus cuidados periódicos. 

Segundo a oficineira e estudante de Arquivologia, Marta Alencar, é importante a limpeza e manutenção adequada dos arquivos. "Os documentos precisam estar em ambientes adequados, com iluminação específica ao tipo de documento armazenado, boa temperatura, além de ter uma pessoas com preparo técnico para manuseá-lo".

Durante a oficina foi apresentado as funcionárias os materiais básico para a higienização e manutenção dos documentos, como luva, máscaras, touca, guarda-pó, sapatos calça cumprida e, em alguns casos, óculos de proteção. Elas também foram orientadas sobre a maneira correta de usá-los. Esses equipamentos além de permitir a realização da limpeza dos acervos, evita que o técnico seja infectado com a poeira e os fungos, que o material possa ter.


A escolha desta oficina foi oportuna, pois se tem como principio que a história e a cultura de uma comunidade são certamente contadas e conhecidas através de seus arquivos, documentos, portanto, se constituem em um importante equipamento histórico-cultural das comunidades em que estão inseridos.

Daiale Santos, estudante de Arquivologia, que também ministrou a oficina, chamou a atenção para a importância de se pensar o arquivo como um objeto vivo, que guarda muitas informações e que no mínimo descuido podem ser perdidas e jamais resgatadas. "O trabalho que nós realizamos é o de tentar o máximo não danificar a informação do suporte, que pode ser um CD, um relatório, uma fotografia, entre tantos outros que encontramos hoje em dia".


Segundo a coordenadora da escola, Hirlana, esta é a primeira vez que a escola recebe um treinamento referente aos cuidados com seus arquivos. "Percebemos como é importante cuidar da história da escola, nós temos um acervo pequeno e ainda assim precisamos deste preparo. Entretanto existem escolas aqui mesmo na região que devem preparar seus funcionário, pois possuem acervos gigantes e mal cuidados". 

Na avaliação da auxiliar de processamento de dados, Eliana Lima, é muito importante que se faça essa preparação, pois "facilita a dinâmica de trabalho na secretaria, isso é uma melhoria boa, que colheremos os frutos no futuro".

A oficina é uma das atividades desenvolvidas pela ACC Memória Social: audiovisual e identidades, através da Faculdade de Comunicação (Facom), com a participação de estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) sob a coordenação do professor José Roberto Severino.

A ACC tem como objetivos principais a capacitação de jovens para a produção  audiovisual comunitária, instrumentalizando-os para o uso cidadão dessa linguagem e da web nas comunidades, através da realização de oficinas, ministradas pelos participantes da atividade. Além da produção de um inventário participativo do patrimônio cultural da comunidade.

A próxima oficina será realizada na sexta-feira (15), também na Escola Castro Alves em Acupe.

Um comentário:

Total de visualizações de página