Acupe possui mais de 10 mil habitantes e é distrito de do município de Santo Amaro da Purificação.
O objetivo do grupo é incitar os jovens na busca do seu desenvolvimento pessoal e profissional, a partir da valorização, reprodução da cultura de sua comunidade e do respeito aos mais velhos.
Para que os jovens pensem desse modo, a equipe da ACC desenvolve habilidade e mecânismos para passar algumas técnicas de áreas específicas para que eles possam se tornar multiplicadores culturais e as vozes de suas comunidades, de maneira que suas práticas culturais não desapareçam com o tempo, nem sejam estereotipados.
A primeira oficina teve a preocupação de chegar à comunidade sem causar choques culturais, pois o intuito é descobrir o que acupe tem para mostrar ao mundo, e tem muito. Uma comunidade rica em cultura e que corre o risco de ser esquecida e mascarada, como tem ocorrido em muitos locais Brasil a fora.
A segunda oficina constou em orientar os participantes de como roterizar uma história e de como colocá-la no papel por meio do desenho, aqui o oficinando assumiu o papel de diretor da história.
Para os participantes as oficinas ajudarão na compreensão da cultura local, como patrimônio local e como mantenedor da identidade das pessoas de Acupe.
A próxima viagem do grupo da ACC para Acupe será realizada no sexta-feira (23), onde será desenvolvida a oficina de Fotografia como o professor da Faculdade de Comunicação Rodrigo Rossoni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário