Por Jamile Teixeira
A quinta-feira, 01 de dezembro de 2011, estava muito animada com os festejos da Semana da Consciência Negra no Colégio Estadual Castro Alves em Acupe, distrito de Santo Amaro. A aluna da ACC, Rita Pedreira, ministrou uma palestra sobre o significado de Patrimônio, ressaltando que o principal patrimônio de Acupe são as pessoas que lá vivem, que fazem a história e a identidade desse distrito tão peculiar.
Alguns stands estavam montados representando a história do negro e demonstrando a resistência da cultura africana no Recôncavo baiano, principalmente em Acupe. O aluno do Colégio Castro Alves, Allan Cristian, fala sobre os costumes dos africanos que estão presentes nos dias atuais da comunidade: “Nós usamos objetos de madeira, como a colher de pau; andamos descalços; sentamos na porta até tarde; ouvimos e contamos as lendas como a do negro fugido”.
As alunas do colégio estavam de parabéns no quesito “beleza”. Cabelos enfeitados e coloridos. A beleza negra estava em evidência na festa da Consciência Negra. Para finalizar a manhã desta quinta-feira, os alunos puderam se divertir ao ritmo do arrocha. A banda que tocou para animar a galera é composta de alunos do próprio Colégio Estadual Castro Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário