domingo, 4 de setembro de 2011

Conhecendo Acupe

Foto Fernando Bastos



Comunidade de origem indígena e africana, Acupe é bastante conhecida por suas manifestações culturais, criadas por escravos. Atualmente o distrito, que foi criado em 1975,  é o principal do município de Santo Amaro da Purificação, que está localizado na Baía de todos os Santos, Recôncavo da Bahia.

Há 18 km de Santo Amaro, a comunidade é habitada por mais de 9 mil habitantes e concentra suas principais atividades na pesca e na mariscagem.


O distrito é originado dos antigos engenhos existentes do período colonial, especificamente de três: Engenho do Murundu. Engenho do São Gonçalo e Engenho Acupe, de onde originou seu nome. De acordo com alguns estudiosos, o nome Acupe é originado da cultura indigena, que quer dizer "Terra Quente".


As manifestações culturais são advindas dos moradores de áreas ocupadas e herdadas dos antigos povos que habitavam o local. Hoje são consolidadas como tradições da região. A exemplos do Negro Fugido, as Burrinhas, Bombacho, Madus, Caretas, Capoeira, Maculelê, Samba de Rapariga e o Lundu, além de muitas outras.



Acupe tem reunido esforço para conseguir sua emancipação, mas luta para esse fim deste 1990, quando foi feito pedido formal na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página