terça-feira, 7 de maio de 2013

A experiência em canudos


Lalesca Santos

Depois de uma longa viagem de aproximadamente 8 horas, saindo de Salvador acompanhados pelo grupo de fotografia do professor Rossoni e de estudos do professor Geovando, visitamos rádios comunitárias e diversos locais onde há produção de cultura, capacitação e material artesanal feitos por pessoas locais, como por exemplo o Sisal que é uma das atividades econômicas na cidade de Valente. Passamos a noite na cidade de Santa luz para descanso da viagem, onde fica localizada a Rádio Santa luz. Fomos bem recebidos e presenteados com livros sobre a história da rádio para toda a turma da viagem. Seguimos viagem antes do sol sair e finalmente chegamos ao local de destino, Canudos. A cidade de Canudos tem um clima bastante quente e fica situada no sertão do nordeste da Bahia.

O Parque Histórico de Canudos é bem preservado e bastante extenso. Possui informativos em diversos locais do parque, que foi dividido cada ponto em que houve algo de importância para a guerra de Canudos (Placas de localização, mapa de Canudos, informativos com curiosidades sobre a guerra e fotos). Num lugar alto, durante a ida ao rio, ainda fica bem visível às margens as evidências de uma antiga igreja. Lá, permanecem as ruínas do Arraial onde havia casas antes do alagamento do açude. Iniciativa tomada talvez pelo governo para acobertar pistas sobre a guerra de Canudos.
Uma curiosidade é que a origem do nome favela é referente a uma planta que pode ser encontrada lá em Canudos.

Um belíssimo ponto turístico em que foi marcado por sua importância referente à guerra de Canudos, que foi de grande importância histórica e social.

Uma guerra com a participação de Antônio Conselheiro e seus peregrinos que defendiam o fim da cobrança de impostos, contra a guarda do governo, que não concordava que os moradores de Canudos vivessem sem pagar impostos e como se não houvesse leis. Eles resistiram até o fim, mas acabaram sendo vítimas de um massacre pelas tropas do governo.

Fica a conclusão que foi uma viagem foi bastante agradável e ficou ainda mais animada pelos participantes na volta pra casa. Foram cantadas músicas que remetiam ao sertão e foi um repertório com bastante influência também do samba até a chegada a Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página