sexta-feira, 2 de agosto de 2013


Aluna: Lalesca Santos

 

VIAGEM ACUPE 28.06.2013

Acupe, localizada no recôncavo baiano, cidade pacata, onde uma das principais fontes de renda, se não a principal, é a produção de camarão e atividade pesqueira. Encontramos diversos viveiros para comercialização do camarão, uma produção lucrativa.  Conhecemos o Senhor Antônio, agricultor e pescador, residente em Acupe há muitos anos, considerado um dos mais antigos moradores da cidade, já sendo um centenário, mas com muita saúde e bastante à vontade para conversar com nossa equipe da ACC, nos contou que não tem vergonha de falar frente às câmeras, pois o mesmo já foi algumas vezes entrevistado.

Senhor Antônio mora a alguns metros de um dos pontos mais belos da cidade, chamado de Alto do Cruzeiro. Tendo uma ampla vista de toda a cidade e com uma paisagem belíssima do litoral.

Entre varias curiosidades que nos foi contadas, temos a de que o Governador João Durval foi o primeiro a construir um colégio em Acupe, uma coisa tão primordial para o desenvolvimento educacional da região. Dona Maria Gersenilda, residente da cidade,  que foi entrevistada ao fundo da bela vista do Alto do Cruzeiro, contou-nos também algumas fatos corriqueiros e expos seus pontos de vista, a partir de diferentes problemas enfrentados pela comunidade.  Sobre a precariedade da educação, Dona Gersenilda disse que os professores, devido a  sua grande importância, deveriam  ter mais atenção dos governantes, com salários mais dignos e melhores condições de trabalho. Relatando também o descaso na saúde pública da região, com alguns profissionais da área com despreparo e despesas de consulta com valores elevados.

Dona Maria Gercenilda que por muitos anos foi marisqueira nos revela as complicações que causadar pelos trabalhos na coleta dos frutos do mar, o grande esforço físico, problemas de inflamações nos ovários, e a fumaça de quando eles são fervidos, por longa exposição pode causar problemas, e entre outras inflamações por conta do contato direto e continuo. Mas deixa bem claro que nunca trocaria Acupe por nenhuma outra, “o povo é bastante carinhoso, atenciosos e dispostos a ajudar a conhecer o lugar. Acupe é um pedacinho do paraíso, não deixaria aqui por nada”.

Dona Maria relata das reuniões em que participou, com diretores e representantes regionais e do estado, sobre a falta de participação do governo em Acupe. Onde assunto como “Mar Vermelho” foi tratado sem a devida atenção, fato que Dona Gercenilda discordou da posição de muitos dos representantes dos órgãos competentes. Dona Maria demonstrou o apoio às manifestações que estavam acontecendo com em todo o Brasil, contando que gostaria de participar e o quanto seria importante esse tipo de demonstração de insatisfação em Acupe.

Estivemos também com Senhor Derivaldo (Gordão) que trabalhou por muito tempo como porteiro do Colégio Castro Alves, que está por dentro dos acontecimentos da cidade e apoia as causas sociais, e se mostrou bastante participativo conosco,  entre algumas conversas nos mostrou do alto do cruzeiro a localização dos viveiros de camarão, alguns clandestinos, outros sobre controles da Bahia Pesca, e alguns desativados, mas todos próximos ao litoral. Em entrevista com ele, fizemos filmagens no porto da cidade, local importantíssimo para a economia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página