sexta-feira, 2 de agosto de 2013


UFBA

Aluna: Lizandra Santana

ACC- Memória audiovisual

Orientador: José Severino

 

Atividade em campo

Considerações sobre a 2ª visita à Acupe

 

No dia 28 de junho, ocorreu a 2ª visita de campo da ACC- Memória Audiovisual, coordenada pelo Professor José Severino, ao distrito de Acupe. Através da mediação do morador local, apelidado como “Gordão”, fomos atrás de relatos e informações que agregassem conhecimento à pesquisa.

Primeiramente, o Professor Severino, juntamente com o grupo de audiovisual, colheu um relato do Sr. Antônio, morador do distrito. O mesmo relatou sua história de vida, desde a vinda à localidade, até a construção de uma nova família, brincando no final da entrevista que já estava acostumado com as câmeras.

Logo após essa entrevista, o grupo subiu o morro, denominado “Morro do Cruzeiro”, no qual era possível observar toda a cidade. Do alto, podia-se ver o mangue em toda a sua extensão, até o mar, as ilhotas, um pedaço de Salvador, bem como as casas humildes, em sua maioria ainda no bloco sem reboco e as ruas sem asfalto.

Posicionados abaixo do Cruzeiro, o Professor Severino e a equipe conversaram com a Sra. Maria Gersonita  que logo de início perguntou o real objetivo da pesquisa e quais os benefícios para a população de Acupe. A resposta foi a de que o registro histórico e visual dos relatos colhidos serviriam para mostrar a realidade do distrito, e fazer com o que políticas públicas relacionadas a melhoria da educação, saúde e infraestrutura local fossem criadas.

Em seguida, a Sra. Maria, através do seu depoimento, denunciou o descaso dos governantes com a população da cidade, bem como a falta de investimentos em saúde e em educação. A Sra. Maria, moradora do distrito, falou também sobre a falta de reconhecimento das marisqueiras e pescadores locais, os abusos de poder e aproveitamento das condições simples em que vivem os habitantes, a falta de acompanhamento dos estudantes pelos pais, entre outras situações na qual o povo de Acupe vive diariamente.  Pra finalizar o bloco de entrevistas, “Gordão”, morador de Acupe, nos levou ao porto, e nos deu suas considerações sobre o distrito, prometendo nos ajudar o quanto fosse possível.

Por fim, na segunda visita à Acupe foi possível perceber mais de perto a realidade do povo de Acupe, que depende da pesca do caranguejo e marisco, e a relação direta de poder entre Acupe e Santo Amaro. Esse é um distrito riquíssimo de histórias, que realmente precisa de acompanhamento e melhorias em vários aspectos ligados às políticas públicas, para que a população tenha uma vida mais digna. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página